quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desporto melhor e mais bonito com Elas

Comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Seria mais um simples dia de semana, de trabalho, não fosse esta particularidade.
A nós cabe-nos questionar o porquê da existência de poucas mulheres no desporto, em especial no dirigismo.
E seriam bem vindas, sem cotas, mas pelo valor que têm. Portugal é um dos Países com mais mulheres que homens, mas em que o machismo está ainda muito enraizado.
Ao nível de praticantes já hoje podemos afirmar que a integração da mulher é quase total, sendo no entanto, só, nos desportos individuais que o reconhecimento pelas suas perfomances é exorbitado.

Selecção da Associação de Futebol de Viseu
As modalidades colectivas são vistas ainda como lazer, ignorando-se o trabalho e sacrifício que tantas jovens e mulheres fazem. E já há muita qualidade técnica e táctica nas equipas femininas.
O papel da mulher nesta prática desportiva tem vindo a desenvolver-se de uma forma lenta. A população feminina tem se afirmado na sua posição e na existência de uma mulher com renovadas características: ágil, segura, confiante e possuidora da capacidade de enfrentar os desafios dos novos tempos, sem nunca perder a sua feminilidade.
As mulheres não deixam de o ser por serem desportistas e a sociedade tem de se abrir para esta realidade.
Muitas são exemplos disso. Os ídolos não o são pelo sexo, mas pelo sucesso.
A tudo isto falta acrescentar a beleza, sensualidade, sensibilidade, dedicação, valores que as mulheres têm e que o desporto urge em receber para os poder transmitir às novas gerações.
O desporto é muito mais bonito e melhor com ELAS.
Parabéns.




in Jornal do Centro de 07 de Março de 2007

É mãe de atleta?

Nos dias de hoje, cada vez mais são as mães a acompanharem os filhos na prática desportiva. Nos jogos essa presença é partilhada com o pai, ...