quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fontelo: pulmão da cidade

A comemoração do Dia Internacional da Árvore remete-nos para a mata do Fontelo e a sua importância na prática desportiva. O parque Municipal do Fontelo, alem de ser uma referência botânica, é um espaço de excelente qualidade para a prática do desporto.
Há muito que se defende um projecto de requalificação para este espaço, que acolha a prática desportiva (amadora e profissional) sem ferir o meio ambiente. Tem-se verificado pontualmente a renovação de infra estruturas desportivas.


Os atletas que praticam a sua actividade desportiva na Mata do Fontelo são os primeiros na guarda deste pulmão da cidade. A autarquia deve dar mais atenção a este Parque assegurando a manutenção e renovação da floresta e equipamentos existentes.
A procura acentua-se nos finais das tardes e fim de semanas pelo que se justifica a existência de responsáveis técnicos desportivos, cuja formação adequada lhes permitia não só promover o desporto, orientar os desportistas como a protecção da natureza.
Uma actividade física bem escolhida, correctamente doseada, de acordo com os gostos de cada um, contribui para uma melhor qualidade de vida.
Todos nós sabemos que ainda fazemos pouco exercício, pelo que, se deve através desta conjugação - natureza/desporto - promover e motivar os cidadãos a cuidarem melhor do seu organismo. A capacidade de resposta às diversas agressões a que o nosso corpo está sujeito será, assim, mais eficiente.
O Fontelo tem de ser preservado e são os atletas que o frequentam os seus maiores defensores, nunca é demais dizê-lo.



in Jornal do Centro de 22 de Março de 2007

É mãe de atleta?

Nos dias de hoje, cada vez mais são as mães a acompanharem os filhos na prática desportiva. Nos jogos essa presença é partilhada com o pai, ...