quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Campeões na…improvisação

A requalificação de que está a ser alvo o Fontelo leva a, quem não está inserido no desporto, se questione porque razão não tem Viseu um clube profissional com as estruturas desportivas que agora começam a existir. A questão de um clube de referência nacional, devia ter sido discutida quando a extinção do CAF.
Quem tem responsabilidades politicas e desportivas podiam e deviam nessa altura equacionar a criação de um projecto ambicioso e sólido. Não aconteceu.
Parece que a colocação de dois relvados sintéticos e a construção de balneários eram só por si factores de desenvolvimento do futebol viseense. Mentira. Os recursos Humanos que utilizam o Fontelo diariamente são competentes, pois são, quase, os mesmos que ao longo de muitos anos têm vindo a assegurar a formação desportiva a muitos jovens, do distrito, com resultados reais.
Agora o Fontelo tem 6 clubes com várias equipas a utilizarem os campos de futebol. Os gabinetes técnicos, os ginásios, nem sequer foram previstos. Isso sim era preparar o futuro dando as melhores condições e não, só, as boas.

Campo 1.º de Maio requalificado
Hoje estamos muito melhor do que ontem. Mas podíamos estar numa primeira linha. Continuamos a ser os campeões da improvisação. O futebol viseense perdeu uma grande oportunidade de centrar as discussões na construção de um clube viseense que fosse aglutinador de todas as sensibilidades. Não vale a pena culpar quem trabalha nos clubes.
Se querem falar em complexo desportivo deviam ver o do Feirense, com 8 campos relvados, ginásio, balneários, posto médico, gabinetes técnicos, rouparia e cantina.


Campo de Ténis

in Jornal do Centro de 25 de Outubro de 2006


Fontelo: obra inacabada

Quem se deslocou este fim-de-semana ao Fontelo deparou-se com um grande movimento desportivo. O tempo ajudou, mas o facto de se realizarem naquele magnifico espaço, natural, vários encontros de futebol, andebol e atletismo deram-lhe ainda mais cor.
Com alguns anos de atraso, as estruturas desportivas têm vindo a melhorar e a colocação de sintético nos campos de futebol permite uma actividade ininterrupta de várias horas.
Durante a semana convivem várias equipas, dos mais variados escalões etários. A cooperação, a entreajuda entre todos é por demais evidente. São 6 (seis), os clubes federados que utilizam os campos de futebol do Fontelo.
A planificação neste tipo de estruturas deve ser feita por uma equipa que congregue além dos Engenheiros e Arquitectos os Técnicos de Desporto e Dirigentes. O contributo de todos só pode optimizar, mais, as instalações e evita as alterações a curto/médio prazo. É que há pormenores que por muito pequenos que sejam aos olhos dos leigos, são importantes para quem está a trabalhar no terreno, na competição ou no treino. As condições de treino e de jogo melhoraram bastante. É notória a melhoria, comparativamente a alguns anos atrás. No entanto pelo que se descortina ainda existe muito trabalho a ser realizado.
Agora é esperar pelas Piscinas e o . . . Pavilhão.

Parque infantil requalificado

Que linhas e estratégias futuras existem para o Fontelo? É que este levanta um vasto conjunto de aspectos que merecem um conhecimento público, na sua utilização, tão completo quanto possível.
in Jornal do Centro de 12 de Outubro de 2006

É mãe de atleta?

Nos dias de hoje, cada vez mais são as mães a acompanharem os filhos na prática desportiva. Nos jogos essa presença é partilhada com o pai, ...