quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A litorização tem de ser combatida

A migração dos melhores atletas de Viseu, na procura de condições, para poderem praticar e evoluir no desporto de competição continua a acontecer.
O interior do país não consegue segurar os seus jovens.
Urge a criação de mais e novas estruturas desportivas, de qualidade, que sustentem a alta competição. São estas estruturas que dão maior força nas cidades e ajudam na fixação de jovens. O Ensino Superior e o Desporto são dois factores determinantes na luta contra o despovoamento que o Interior sofre.
O desporto permite uma melhor qualidade de vida das pessoas que terão assim outros incentivos e outros prazeres nas suas cidades. Mas o desporto exige competição, os jovens necessitam de desafios e estes só podem ser competitivos quando tiverem oportunidades iguais aos jovens das grandes cidades.
Estas estruturas têm de ser desenvolvidas quer pela Administração Local quer pelas Associações e Clubes, em grande parte apoiados pela Administração Central. Não é possível adiar projectos que cabem ao Poder Central e Local, pois é a eles que lhes cabem, fundamentalmente, o fomento de actividades relacionadas com o apoio à juventude, ao fomento da actividade desportiva e criação de condições para a ocupação de tempos livres da população e a prática do desporto.
As infra-estruturas a nível de desporto têm vindo a crescer nos últimos anos mas as competições desportivas funcionam da mesma forma há muitos anos, sem que se criem novos incentivos, motivações.

in Jornal do Centro de 21 de Abril de 2006

É mãe de atleta?

Nos dias de hoje, cada vez mais são as mães a acompanharem os filhos na prática desportiva. Nos jogos essa presença é partilhada com o pai, ...