terça-feira, 21 de março de 2023
SVB: “Comportamentos na formação desportiva”
segunda-feira, 20 de março de 2023
Ética e os degraus de formação : acompanhamento
sexta-feira, 17 de março de 2023
"Triângulo da formação desportiva"
quinta-feira, 16 de março de 2023
Lusitano Futebol Clube (Vildemoínhos)
quarta-feira, 8 de março de 2023
Porque te transformas?
segunda-feira, 6 de março de 2023
Desporto no feminino
quinta-feira, 2 de março de 2023
10 Regras e funções dirigidas aos pais que gostam dos seus filhos
1. Durante os jogos mostre-se relaxado e tranquilo. Evite a todo o custo insultar árbitro, treinadores, crianças, pais, etc. Os pais deverão ser um exemplo de conduta.
2. Se seu filho é guarda-redes, não fique atrás da baliza. Se seu filho joga nas alas, não mude de bancada em cada parte para ficar mais perto dele.
3. Não critique o jogo da equipa do seu filho, nem o seu filho. Eventualmente pode comentar erros sem expressar emoções que possam afetar a equipa ou o seu filho.
4. Não dê indicações ao seu filho durante um jogo ou treino.
5. Não discuta com o treinador sobre a táticas, como treinar, decisões sobre quem joga, etc... Ele é o treinador e a ele cabe tomar essas decisões.
6. Não critique o treinador (mesmo que não goste dele) na presença do seu filho, nem em público. O treinador faz parte da educação do seu filho. Se você notar que o treinador é uma má influência para ele, fale com o clube de forma respeitosa e saudável, apresentando os seus argumentos.
7. Independentemente do resultado do jogo e da classificação da equipa, mostre sempre uma atitude positiva para com o seu filho, com os colegas e restantes pais. Não deixe que um resultado baixe a auto estima dos envolvidos. O resultado é apenas um número, nunca vai colocar em causa o processo de formação.
8. Se gostar que o seu filho jogue futebol, mas se ele preferir outro desporto, não o retenha a todo o custo. Importa é que pratique desporto, seja qual for.
9. Ouça o seu filho. Pergunte-lhe como foi o jogo, o treino, como é o ambiente na equipa, etc e acima de tudo deixe-o responder. Ao mesmo tempo, deve incutir-lhe compromisso, pontualidade, respeito, comportamento, cuidados de higiene e preservação das instalações e valores. Se o levar ao treino, não se atrase. Chegar a horas ao treino é fundamental.
10. Reclamações, sugestões ou consultas ao treinador sempre após os jogos e treino, em privado e num ambiente calmo. Ouça o treinador, ele também tem os seus argumentos.
💭 Quando o sonho se perde (e se reencontra)
Tinha apenas sete anos quando o futebol se tornou o centro do meu pequeno mundo. Diziam que eu tinha jeito, que o toque de bola era diferent...
-
Seis anos depois do lançamento de Educar o Sonho: Ética e Envolvimento Parental na Prática Desportiva, chegou o momento para uma 2.ª edição....
-
Nos dias de hoje, cada vez mais são as mães a acompanharem os filhos na prática desportiva. Nos jogos essa presença é partilhada com o pai, ...





