quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Defeso futebolístico

O defeso é a denominação que, em futebol, se dá ao período que medeia entre o final de uma época e o começo de outra.
Nesta fase costuma-se fazer o balanço da actividade do ano anterior e programar a(s) próximas(s). No futebol português a gestão é, ainda, quotidianamente. Desportivamente os sucessos são facilmente identificáveis. Não se descer de divisão já é bom. Subir é excelente.
Apreciar o desempenho de um clube só pelo aspecto desportivo de uma época é redutor. Muitos outros factores deviam ser considerados na análise desse desempenho. Estruturas fisicas, receitas, despesas, captação de sócios, formação/rentabilização de jogadores são elementos essenciais para uma avaliação rigorosa.
Clubes há que a próxima época já tá programada. Começa-se a trabalhar cedo, para depois se poder trabalhar bem. Outros estão mais atrasados pois a época, também, «terminou» mais tarde.
A indefinição directiva em outros clubes complica sempre o estabelecimento de objectivos a curto e médio prazo, assim como a constituição do grupo de trabalho. A parte técnica é sempre de fácil solução. Treinadores e jogadores estão, há muito, habituados a entrar em campo sem aquecer e existem para todos os gostos e feitios.
Os dirigentes é que precisam de mais tempo para tomarem a rédea das situações e se inteirarem do que a sua função exige.
Num tempo em que dirigentes são cada vez menos, em que o associativismo tem gerado poucos directores é de bom senso que a união entre todos aqueles que estão disponíveis prevaleça naquilo que os une: o servir o seu clube.

in Jornal do Centro de 18 de Junho de 2007

Aquele jogador que todos os treinadores encontram

  Todo treinador encontra, mais cedo ou mais tarde, aquele jogador. Sabes perfeitamente qual é. Tecnicamente brilhante. Vê o jogo com uma cl...