quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desporto melhor e mais bonito com Elas

Comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Seria mais um simples dia de semana, de trabalho, não fosse esta particularidade.
A nós cabe-nos questionar o porquê da existência de poucas mulheres no desporto, em especial no dirigismo.
E seriam bem vindas, sem cotas, mas pelo valor que têm. Portugal é um dos Países com mais mulheres que homens, mas em que o machismo está ainda muito enraizado.
Ao nível de praticantes já hoje podemos afirmar que a integração da mulher é quase total, sendo no entanto, só, nos desportos individuais que o reconhecimento pelas suas perfomances é exorbitado.

Selecção da Associação de Futebol de Viseu
As modalidades colectivas são vistas ainda como lazer, ignorando-se o trabalho e sacrifício que tantas jovens e mulheres fazem. E já há muita qualidade técnica e táctica nas equipas femininas.
O papel da mulher nesta prática desportiva tem vindo a desenvolver-se de uma forma lenta. A população feminina tem se afirmado na sua posição e na existência de uma mulher com renovadas características: ágil, segura, confiante e possuidora da capacidade de enfrentar os desafios dos novos tempos, sem nunca perder a sua feminilidade.
As mulheres não deixam de o ser por serem desportistas e a sociedade tem de se abrir para esta realidade.
Muitas são exemplos disso. Os ídolos não o são pelo sexo, mas pelo sucesso.
A tudo isto falta acrescentar a beleza, sensualidade, sensibilidade, dedicação, valores que as mulheres têm e que o desporto urge em receber para os poder transmitir às novas gerações.
O desporto é muito mais bonito e melhor com ELAS.
Parabéns.




in Jornal do Centro de 07 de Março de 2007

Aquele jogador que todos os treinadores encontram

  Todo treinador encontra, mais cedo ou mais tarde, aquele jogador. Sabes perfeitamente qual é. Tecnicamente brilhante. Vê o jogo com uma cl...