«Mais do que uma prática competitiva, o futebol de aldeia ou de bairro era — e ainda é — um espaço de pertença, de vínculos familiares, de códigos de honra, resistência e rituais de celebração da vida.
“Bitoques e Campos da Bola” é uma evocação sensível dessas vivências. Através de um olhar pessoal e nostálgico, convido-vos, no texto da folha de sala, a mergulhar num tempo em que o jogo era apenas a face mais visível de um encontro mais profundo: o encontro de um povo consigo mesmo.
Esta não é apenas uma memória de bola — é uma memória de gente como eu.»
"É um privilégio colaborar neste projeto — um novo atrevimento, mas que faz todo o sentido. Obrigado pelo convite e pela confiança." 
Vitor Santos
Fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador, o Município de Viseu e o Lusitano Futebol Clube de Vildemoínhos, o espetáculo teatral “Bitoques e Campos da Bola”, da Associação Ritual de Domingo, presta uma sentida homenagem às associações locais e clubes de futebol que, para lá do desporto, assumem um papel essencial na vida cultural, recreativa e social das nossas comunidades.
