sexta-feira, 29 de agosto de 2025

𝗚𝗿𝗮𝘁𝗼𝘀, 𝗔𝘃ó𝘀!

 "Nos tempos que correm, os avós são um apoio familiar fundamental. Muitas vezes, por motivos profissionais, os pais não têm disponibilidade para acompanhar os filhos aos treinos e jogos. E lá estão os avós.

Com a sabedoria dos anos e a generosidade do tempo, assumem, tantas vezes, aquele papel de presença constante que antes se atribuía às mães. São os “adeptos com açúcar”. Aqueles que madrugam para acompanhar os netos, que não conseguem ficar apenas sentados na bancada — a ansiedade e o protecionismo fazem-nos querer estar sempre mais perto, sempre atentos, sempre prontos. E vivem cada momento com a mesma emoção de uma final de Mundial.
O neto é a sua prioridade. Não desfrutam apenas do jogo, vivem cada lance com intensidade, sobretudo quando o neto participa. Esperam à porta da escola ou de casa, garantem transporte, ficam atentos até ao regresso seguro.
Eles vibram. Aplaudem. Levam sempre um agasalho extra. Madrugam ao fim de semana, adiam o jantar, tudo para que o “atleta preferido” não falhe o compromisso.
É um amor sem medida. Por vezes, sofrem com as vicissitudes do jogo. A chuva, por exemplo, é adversário duro para um avô ou uma avó. Mas fiquem tranquilos: o neto é forte, e não é a chuva nem o calor que o derrotam. Os avós e netos aprendem a adaptar-se.

💭 Quando o sonho se perde (e se reencontra)

Tinha apenas sete anos quando o futebol se tornou o centro do meu pequeno mundo. Diziam que eu tinha jeito, que o toque de bola era diferent...