sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Clubes

 Em geral, as expectativas que um clube — através dos seus dirigentes — tem em relação aos pais, no acompanhamento positivo dos filhos na prática desportiva, são as seguintes:

a) Assumirem um papel positivo na prática desportiva dos filhos, acompanhando-os sendo um exemplo de comportamento, respeito e ética.
b) Serem assíduos e pontuais nos treinos e nas competições.
c) Informarem o treinador ou o clube sobre quaisquer problemas médicos ou de saúde.
d) Participarem nas atividades promovidas pelo clube, que visem reforçar a relação entre pais, treinadores e atletas no contexto desportivo (por exemplo, jogos pais & filhos & treinadores, ações de formação, convívios ou outras iniciativas).
Complementarmente, também existem expectativas de comportamento positivo dos pais durante a competição, nomeadamente:
a) Permanecerem na bancada durante o evento desportivo.
b) Não interferirem com o trabalho do treinador nem com as decisões da equipa de arbitragem.
c) Manifestarem interesse e incentivo a todos os atletas, e não apenas aos seus filhos.
d) Valorizarem o esforço, o empenho e a experiência desportiva, e não apenas o resultado.
e) Evitarem comentários abusivos ou desrespeitosos dirigidos a qualquer interveniente da competição.
Os dirigentes dos clubes, assim como os treinadores, devem ser claros e consistentes ao comunicar e fazer cumprir as regras de comportamento dos pais. Uma comunicação aberta e transparente é essencial para o desenvolvimento de uma tríade educativa saudável — clube, treinador e família — ao serviço da formação integral do jovem atleta.
Por fim, os pais podem ainda contribuir para o bom funcionamento do clube, colaborando nas tarefas e atividades do dia-a-dia, fortalecendo o sentido de pertença e a comunidade que dá verdadeiro significado ao desporto.

Aquele jogador que todos os treinadores encontram

  Todo treinador encontra, mais cedo ou mais tarde, aquele jogador. Sabes perfeitamente qual é. Tecnicamente brilhante. Vê o jogo com uma cl...